Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

24 de setembro de 2015

Segundo pesquisa, escrever à mão é mais efetivo para os estudos

mão

Você já acompanhou no IAOCP News algumas das principais vantagens da escrita cursiva (ou à mão) em relação à digitação. Uma pesquisa promovida pelas Universidades da Califórnia e de Princeton, ambas nos Estados Unidos, acrescenta uma informação: de acordo com o estudo, a caneta é melhor do que computadores e tablets na aprendizagem de novos conceitos.

O artigo publicado no periódico especializado Psychological Science revela que os estudantes que escrevem anotações à caneta, ao invés de utilizarem teclados, compreendem melhor o conteúdo ensinado.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores submeteram um grupo de 65 alunos a palestras sobre assuntos interessantes e relevantes ao seu cotidiano educacional. Divididos em dois subgrupos, parte dos jovens fez anotações à mão, utilizando canetas, e a outra realizou em laptops, smartphones e tablets.

Em seguida, os cientistas aplicaram testes entre os estudantes e observaram desempenho similar entre os dois subgrupos nas perguntas que exigiam reprodução de conteúdos “decorados” da palestra. Já no teste de questões conceituais, que exigiam maior poder de argumentação, os pesquisadores perceberam o melhor desempenho dos alunos que fizeram anotações cursivas.

Uma semana após a realização das palestras, novos testes foram aplicados e os resultados mostraram-se iguais aos primeiros.

Para os especialistas, essa diferença acontece porque há um esforço mental maior ao processar o conteúdo e transcrevê-lo no papel, selecionando automaticamente os dados mais importantes. Como o fluxo da digitação é mais ágil do que a escrita manual, o processo de registro de informação é mais rápido, entretanto dificulta a memorização e reduz o critério ao avaliar as informações aprendidas.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!