Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

20 de agosto de 2015

Segundo a OCDE, pessoas que estudam mais são mais felizes e longevas

felizes

Um estudo produzido pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) revela que pessoas que estudam mais são mais felizes e possuem maior expectativa de vida. A análise contou com a participação de indivíduos de 15 países integrantes da organização.

Segundo a OCDE, e de acordo com a declaração pessoal dos entrevistados, indivíduos com Ensino Superior são 18% mais felizes que pessoas que encerraram seus estudos no Ensino Médio. Para os pesquisadores, as pessoas que se dedicam aos estudos por mais tempo e/ou continuamente são mais felizes, pois conseguem se realizar em diversas esferas da vida com maior êxito e/ou facilidade.

Em relação à expectativa de vida, a pesquisa também mostrou resultados superiores às pessoas com maior nível de escolaridade. Isto é, nos países analisados, homens e mulheres com maior tempo de instrução chegam a viver entre 4 a 51 anos a mais que outros indivíduos com menor nível de escolaridade.

Com o mercado de trabalho competitivo em todo o mundo, a maior dedicação à formação e educação tende a viabilizar melhores oportunidades aos indivíduos, fazendo com que a qualidade de vida destes seja maior e, consequentemente, sintam-se mais felizes, realizados e longevos. Além disso, segundo a OCDE, o investimento na educação pessoal vai muito além de melhores resultados nos âmbitos emprego e renda, traz benefícios para a vida do indivíduo num todo e para a sociedade.

Para a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, os países devem fomentar a educação, sobretudo o Ensino Superior, para obter melhorias na qualidade de vida da população.

Confira na íntegra a pesquisa “What are the social benefits of education?” (“Quais os benefícios sociais da educação?”, em tradução livre).

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!