Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

7 de dezembro de 2015

Saiba mais sobre as vagas de cadastro de reserva

reserva

É comum que órgãos públicos disponibilizem vagas efetivas e/ou formação de cadastro de reserva. Esse último tipo de seleção costuma gerar dúvidas entre os concurseiros, principalmente relacionadas à efetividade da contratação destas vagas.

As vagas para formação de cadastro reserva constituem um importante recurso previsto na constituição brasileira. Como o próprio termo sugere, tais oportunidades são disponibilizadas para provimento futuro, e a contratação será, ou não, efetuada conforme a necessidade da administração.

Dessa forma, as vagas do cadastro de reserva não estão efetivamente abertas, mas, como não é viável – e, muitas vezes, não é permitida – a realização de concursos públicos distintos em um curto espaço de tempo, a instituição proponente forma um cadastro que visa preencher as vagas neste período, tomando como base um planejamento e análise de vacância, bem como a demanda de trabalho da instituição.

Antes de inscrever-se no concurso público, verifique no edital se o processo oferta apenas vagas imediatas, apenas vagas de cadastro de reserva ou se disponibiliza as duas possibilidades. Analisado esse detalhe, é importante ler atentamente as prerrogativas do órgão público em relação às vagas de reserva, conferindo possíveis prazos e exigências.

Em caso de dúvidas sobre as vagas ofertadas, consulte o edital do concurso em questão. Caso não encontre resolução, entre em contato com a banca organizadora do processo.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!