Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

6 de janeiro de 2016

Saiba mais sobre a etapa de prova de títulos em concursos públicos

títulos

Segundo o artigo 37, II da Constituição Federal Brasileira, os concursos e demais processos de seleção públicos podem contar com a avaliação de títulos ao recrutar candidatos. Essa etapa não exclui os outros exames, como a prova de habilidades específicas, por exemplo. A prova de títulos é, na verdade, um instrumento facultativo que auxilia o órgão proponente do concurso a selecionar os profissionais mais aptos a determinados cargos.

Embora seja significativamente importante para o desempenho do candidato, o exame de títulos não possui caráter eliminatório, apenas classificatório. Isto é, agrega pontos nos resultados obtidos pelo indivíduo.

De acordo com o especificado em cada edital de concurso, a pontuação é acrescida conforme o nível de formação contemplado pela função. São exemplos de títulos: cursos de MBA, pós-graduação, mestrado, doutorado, pós-doutorado, cursos de especialização e até mesmo experiência profissional comprovada. Caso o edital preveja a presença do exame de títulos, o documento trará as informações de quais documentos serão aceitos e seus respectivas pontuações e critérios de análise.

A prova de títulos valoriza os profissionais que se especializam e se dedicam às áreas de atuação e procuram por melhores oportunidades.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!