Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

16 de setembro de 2015

Prepare-se para um concurso público antes da publicação do edital

edital

É comum tomarmos ciência de um concurso público antes de seu edital ser publicado. Alguns destes processos, geralmente promovidos por grandes órgãos públicos, não possuem sequer uma previsão de período de realização ou banca organizadora definida, já que ainda estão em fase de organização dos cronogramas.

Porém, mesmo que se tenha poucas informações a respeito destes concursos, é possível preparar-se previamente para realizá-los. Algumas simples dicas auxiliam na organização da rotina de estudos na preparação para quaisquer concursos, inclusive os que ainda não tiveram seus editais divulgados. Confira:

CONHEÇA O ÓRGÃO
Antes de qualquer outro passo, conheça o órgão que promoverá o concurso. Pesquise sobre seu trabalho e área de atuação, conferindo também as funções mais recorrentes da instituição. É importante apresentar interesse e aptidão na área do órgão em questão para começar, de fato, a preparar-se para o concurso.

Aproveite para estudar o estatuto, a história e outros materiais institucionais do órgão que podem constar no conteúdo programático.

MESMA ÁREA
Além de conhecer o trabalho do órgão, uma saída para ter um bom aproveitamento de tempo é optar por áreas de atuação com as quais você já é familiarizado – seja devido a sua formação acadêmica e profissional, seja por causa de outros concursos que você já prestou.

CONHEÇA A BANCA
Caso o concurso já possua uma banca organizadora definida, pesquise sobre esta e confira provas anteriores para treinar e conhecer sua metodologia.

OUTRAS BANCAS
Mesmo que a banca ainda não tenha sido divulgada, procure outras bancas que já organizaram concursos para o mesmo órgão e consulte as provas anteriores.

INFORME-SE
É usual que concursos públicos exijam o domínio de temas da atualidade com relevância nacional e internacional. Por isso, mantenha-se bem informado por meio de jornais, portais e outras fontes de informação confiáveis!

CONTEÚDOS BÁSICOS
Como você ainda não tem o conteúdo programático em mãos, estude alguns assuntos que ajudem a assimilar outros temas mais específicos no futuro. O domínio de regras básicas de português e das ciências exatas são muito importantes para a realização de qualquer teste!

ESCREVA E LEIA
Procure exercitar a leitura e a escrita o máximo possível, mesmo que não estejam ligadas a conteúdos didáticos. A prática destas atividades estimula a criatividade, o raciocínio lógico, o senso crítico e, principalmente, o domínio da língua portuguesa.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!