Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

16 de outubro de 2015

Pesquisa propõe técnica para dar fim à procrastinação

procrastinação

Procrastinação é o termo da língua portuguesa que designa o hábito de deixar “tudo para depois”, isto é, o costume de postergar tarefas e obrigações, fazendo com que estas se acumulem próximas ao prazo final de resoluções e entregas.

Para quem lida com a rotina de estudos e outros afazeres, procrastinar é uma atitude que afeta o rendimento esperado. Preparar-se para um concurso público, por exemplo, é um planejamento que requer boa administração de tempo em relação ao conteúdo. Dessa forma, atrasos atrapalham a organização geral dos estudos, podendo ocasionar problemas no desempenho do candidato.

Para dar fim ao hábito da procrastinação, uma recente pesquisa intitulada “When Does the Future Begin? Time Metrics Matter, Connecting Present and Future Selves” (“Quando o Futuro Começa? Métricas de Tempo Ligando o Presente ao Futuro”), recomenda organizar prazos e metas para curto prazo. Segundo os cientistas, pensar no planejamento futuro substituindo a contagem de meses por dias, por exemplo, diminui as possibilidades e a intensidade da procrastinação.

Para chegar a esta conclusão, os pesquisadores analisaram a organização de 160 voluntários. Os participantes tiveram de planejar a realização de eventos aleatórios, com data estabelecida para cada etapa. De acordo com a análise, os indivíduos que organizaram o tempo em dias, escolheram datas para seus eventos cerca de um mês antes que se basearam na contagem por meses.

Num segundo momento, foram analisados mais de mil participantes que responderam questionamentos a respeito de seus planejamentos para poupar dinheiro. Nesse caso, a pesquisa mostrou que as pessoas que se baseavam sua organização em dias eram quatro vezes mais adiantadas do que as que planejavam tendo como parâmetros meses ou anos.

De acordo com os pesquisadores, o estudo comprova que o uso de métricas fracionadas para organizar o tempo faz com que o percebamos mais próximo e, por isso, entendamos a urgência dos prazos. A pesquisa ainda afirma que métricas menores nos mostram que o futuro e o presente estão conectados e, devido a isso, são harmônicos, não conflitantes.

Para incorporar essa dica ao seu dia-a-dia, não estabeleça somente prazos semanais, mensais ou anuais. Tente organizar suas tarefas dia a dia, agendando metas para cumprir em nível de horas ou períodos do dia. Dessa forma, seu rendimento será otimizado e melhor gerido.

Confira aqui o estudo “When Does the Future Begin? Time Metrics Matter, Connecting Present and Future Selves”na íntegra (em inglês).

A pesquisa foi desenvolvida por Daphna Oyserman, pesquisadora da Universidade do Sul da Califórnia e Neil Lewis Jr., da Universidade de Michigan, ambas nos Estados Unidos.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!