Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

12 de dezembro de 2015

Pesquisa mostra que 70% dos brasileiros não leu sequer um livro em 2014

livro

Uma pesquisa realizada pela Federação do Comércio do Rio de Janeiro (Fecomercio-RJ), com base no ano passado, mostra que 70% dos brasileiros não leram sequer um livro em 2014. A amostragem foi realizada em 70 cidades de nove regiões metropolitanas do Brasil.

A pesquisa também aponta que mais da metade do país, 55%, não fez qualquer atividade cultural no mesmo ano – como assistir a uma peça de teatro, visitar um museu ou ir a uma mostra literária, por exemplo. Em 2013, o número ainda não havia ultrapassado a metade dos brasileiros, registrando já alarmantes 49% da população.

A Fecomercio-RJ aponta o baixo crescimento econômico em 2014 e o avanço do acesso a Internet, sobretudo por meio de smartphones e outros dispositivos móveis, como os principais responsáveis pela queda na procura de informações culturais da população brasileira.

A entidade ainda pontua que, como o ano de 2015 teve menor crescimento econômico, é possível que os índices deste ano sejam também decrescentes.

A leitura é essencial para crianças, jovens e adultos, tanto no processo de aprendizado, quanto no estímulo e manutenção de importantes funções cerebrais e intelectuais. A leitura enriquece o vocabulário, estimula a criatividade, beneficia o raciocínio lógico e ajuda o leitor a pensar de maneira mais crítica e argumentativa a respeito de diversos assuntos.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!