Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

5 de outubro de 2015

Para aproveitar melhor o tempo e otimizar a rotina

rotina

A rotina de concurseiros pode ser muito atarefada, uma vez que é preciso conciliar os estudos com os afazeres do dia-a-dia, como trabalho, faculdade, etc. Para tornar o cotidiano mais ágil e não atrapalhar o rendimento durante o período preparatório, é preciso otimizar o tempo gasto com as demais atividades.

Para auxiliar nessa tarefa, confira algumas dicas que ajudam a aproveitar melhor o tempo:

Alimentação
A alimentação pode ocupar um bom tempo do concurseiro, principalmente nos preparos do almoço e do jantar. A dica é preparar as refeições em um dia específico da semana. Separe-as em recipientes seguros e higiênicos, congele-as para ter maior comodidade. Além de prático, esse procedimento é econômico e mais saudável, já que é possível montar opções balanceadas.

Trajetos
Se você transita por muitos lugares durante o dia, mapeie os trajetos mais curtos para chegar aos locais em que precisa ir; escolha o meio de transporte mais adequado, poupando-lhe tempo.

Trabalho
Concentre-se ao máximo em seu trabalho para não levar tarefas para casa. Evite assuntos relativos ao seu emprego enquanto estuda.

Faculdade
Assim como a preparação para o concurso público requer um cronograma de estudos, a faculdade também necessita de uma organização prévia. A cada início de período, organize-se em relação a datas, prazos e obrigações. Para gerenciar melhor o tempo e não ter problemas, é interessante agendar com antecedência a realização de trabalhos.

Se possível, prepare-se para concursos públicos em áreas correlatas à sua formação. Essa estratégia ajuda no rendimento tanto da faculdade, quanto da preparação.

Dia específico
Para realizar algumas tarefas do dia-a-dia, como ir ao supermercado, ir ao banco e pagar contas sem atrapalhar a rotina, separe um dia específico. Isto é, escolha um dia fixo da semana para resolver tais obrigações e, se possível, encaixe imprevistos para este mesmo dia. Dessa forma você evita atrasos e outros transtornos.

Não substitua
Não substitua os momentos separados para as suas atividades por outros afazeres ou pelo descanso. Postergações interferem no tempo dedicado aos estudos, prejudica seu rendimento e atrasa as demais tarefas.

Conte com ajuda
Sempre que precisar, conte com ajuda de amigos e familiares para resolver atividades que ocupam muito tempo do seu dia. Para isso, antes mesmo de começar a rotina preparatória para o concurso, converse com as pessoas próximas de você sobre esse período. É importante saber previamente quais pessoas estão disponíveis para ajudar-lhe quando necessário.

Paciência e sabedoria
Nesse período, é importante ter paciência e sabedoria ao optar por compromissos e afazeres. Tente comprometer-se apenas com atividades obrigatórias e/ou que contribuam com os seus estudos. O acúmulo exagerado de tarefas pode levar à exaustão!

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!