Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

21 de setembro de 2015

Os benefícios dos concursos públicos temporários

temporário

Além de proporcionar o ingresso em uma carreira sólida, diversos órgãos públicos ofertam vagas de regime temporário, isto é, com período de contratação pré-estabelecido no edital de seleção. Embora tenham duração definida, os cargos temporários são excelentes oportunidades para quem deseja seguir a carreira pública.

Diferentemente dos cargos efetivos, essas funções de prazo determinado suprem demandas passageiras e/ou específicas nos órgãos públicos e, assim, proporcionam ao profissional a possibilidade de conhecer o serviço público de uma forma mais simples e rápida.

O método de seleção de funcionários para cargos temporários é, em sua grande maioria, feito por meio de concursos públicos. Por também exigirem preparação para o ingresso, são uma chance para concurseiros se acostumarem com a rotina preparatória e conhecerem bancas organizadoras de processos de seleção.

Além dos concursos públicos temporários funcionarem como “treinamento” para quem se dedica aos estudos, o profissional tem a chance de avaliar sua aptidão no setor público. Caso não se sinta preparado para esse tipo de carreira, o funcionário tem a possibilidade de repensar seus planos profissionais, já que a vaga temporária tem término estabelecido. Dessa forma, o órgão público poupa possíveis perdas de servidores públicos por não se adequarem à função ou por propostas de trabalho mais atraentes, provenientes da iniciativa privada.

Para profissionais habituados ao setor privado e estudantes que ainda não ingressaram no mercado de trabalho, o serviço público temporário oferece uma rica experiência no dia-a-dia de grandes órgãos e entidades. Nesse sentido, o profissional aprende não somente o desempenho de sua função, mas, também, a dinâmica de trabalhar em serviços que atuam no atendimento às demandas da população.

Uma boa dica para concurseiros interessados nessas oportunidades, é observar as ofertas de órgãos que costumeiramente disponibilizam vagas efetivas e temporárias. O ingresso em uma função temporária pode auxiliar na preparação para uma vaga efetiva nesta mesma entidade, já que no cotidiano interno do órgão é possível aprender na prática parte do conteúdo teórico exigido pelo concurso.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!