Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

3 de novembro de 2015

Opção de estudo: cursos preparatórios virtuais

cursos

Com o avanço da tecnologia e um número cada vez maior de brasileiros procurando vagas em concursos públicos, a oferta de cursos preparatórios virtuais aumenta consideravelmente. Sejam específicos ou de conteúdos abrangentes, os cursos transmitidos, via Internet, são a opção com melhor custo-benefício para muitos candidatos.

Os cursos online oferecem diversas vantagens em relação às aulas particulares e/ou presenciais, sendo a principal delas relacionada ao tempo disponível e à mobilidade. Como são veiculadas por computadores ou aparelhos móveis, as aulas virtuais podem ser assistidas em horários mais flexíveis, facilitando a rotina de quem concilia os estudos com outros afazeres. Nesse sentido, é possível também acessar os conteúdos em qualquer lugar com acesso à Internet.

Além desses aspectos, os cursos online costumam ser mais baratos, sendo também, objetivos e concisos.

Para quem prefere estudar sozinho, os cursos virtuais são indicados. Uma vez que nessa modalidade é possível manter a concentração, já que não há público ao redor.

Em muitos casos, os cursos virtuais também oferecem outros materiais e possibilidades de ensino, como testes, avaliações, vídeos e apostilas. Esse conteúdo de apoio é também muito útil para o aprendizado, bem como para a solução de possíveis dúvidas.

Embora possuam tantos benefícios, as aulas realizadas pela Internet requerem cuidados antes de serem utilizadas. Primeiramente, é preciso analisar a reputação e a credibilidade do curso, avaliando a opinião de alunos e as referências da instituição e/ou profissional responsável.

Para que o ensino virtual seja efetivo, é preciso encará-lo com seriedade, assistindo às aulas com disciplina e realizando as atividades dispostas. Como não há um monitoramento como nas aulas presenciais, o estudante pode acabar atribuindo menor importância ao ensino. Se o acompanhamento das aulas não for realizado com afinco, o aprendizado não será concreto.

Outra dica é não terminar todas as aulas de uma só vez, caso seja possível. Estude pausadamente os assuntos, pesquisando outras fontes confiáveis sobre os conteúdos vistos em aula. Além do curso virtual, é válido potencializar o rendimento optando por livros, testes e outros recursos.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!