Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

15 de fevereiro de 2016

O que é e como evitar o “branco” na hora da prova

branco

É comum esquecermos repentinamente de algo que estamos habituados ou que conhecemos, como nomes, datas e conceitos. Esta situação de esquecimento, principalmente quando relacionada aos estudos, é comumente chamada de “branco”, fazendo alusão ao apagamento momentâneo de informações a respeito daquilo que se deseja recordar.

O “branco” é, na verdade, uma condição natural que pode ocorrer com qualquer pessoa em situações de forte estresse ou nervosismo. Nesses casos, a glândulas adrenais (situadas acima dos rins) liberam um hormônio chamado cortisol na corrente sanguínea, que faz com que algumas funções do organismo sejam comprometidas, como os processos cognitivos de memória e recordação.

Assim como o bloqueio da memória, situações de estresse também manifestam outras alterações fisiológicas, como a secura bucal, o suor excessivo, tremores e dores de cabeça.

Felizmente, na maioria dos casos, o “branco” é passageiro e a informação é recordada pouco tempo depois. Durante uma prova, teste ou outra situação em que a recordação deve ocorrer rapidamente, é preciso manter a calma e lembrar-se que o conhecimento está bloqueado momentaneamente. Caso a pessoa entre em desespero, o bloqueio pode durar muito mais tempo.

Além disso, é preciso agir contra a ansiedade e o nervosismo antes mesmo das situações de estresse ocorrerem. No caso dos concurseiros, é importante evitar motivos de estresse alheios à prova, mantendo a serenidade no momento da realização da mesma.

Durante a rotina preparatória para processos de seleção, é interessante investir em técnicas para aliviar o nervosismo. Em alguns casos, quando o indivíduo é ansioso e/ou não consegue manter a tranquilidade com facilidade, um profissional de saúde capacitado pode auxiliar nessa fase.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!