Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

27 de novembro de 2015

Número de vagas federais ofertadas será menor em 2016

vagas

Para o ano de 2016, está prevista quase a metade do número atual de vagas federais ofertadas em concursos públicos. De acordo com a proposta de orçamento da União, o quadro de cargos disponibilizados no Poder Executivo e em órgãos federais passará de 27.907 vagas para 14.966 no ano que vem.

De acordo com informações levantadas pelo Jornal O Dia (periódico carioca pertencente ao grupo Ejesa), o Poder Executivo será responsável por disponibilizar 12.624 vagas dos cargos ofertados, enquanto as 2.234 vagas restantes, estarão ligadas a, pelo menos, 14 órgãos federais.

Embora ainda seja um número atraente de vagas para concurseiros, a diminuição da oferta do funcionalismo público federal – situação que faz parte do ajuste fiscal proposto pelo Ministério da Fazenda – representa uma queda considerável. No comparativo, percebemos que em 2013, foram ofertadas 48.055 vagas federais, já em 2014 o número saltou para 54.624 vagas.

Com um panorama ainda mais acirrado do que nos anos anteriores, construir uma carreira no serviço público federal requer muito preparo e dedicação. Para obter uma boa colocação nos concursos federais, o candidato deve começar a sua preparação com antecedência, estando sempre atento a prazos, datas e editais.

Acesse outros artigos do IAOCP News e confira dicas de estudos e outras informações importantes para concurseiros.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!