Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

1 de setembro de 2015

Número de servidores públicos municipais cresce 66,7% no país

servidores

Em apenas 13 anos o número de funcionários públicos municipais do Brasil cresceu 66,7%. O dado faz parte da pesquisa “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014”, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no ano passado e divulgada recentemente.

De acordo com a análise feita pelo IBGE, no ano de 2001 o país contava com 3,9 milhões de servidores públicos municipais. Em 2014, porém, o número saltou para 6,5 milhões – quase o dobro de trabalhadores. O órgão ainda destaca que, no mesmo período, a população brasileira cresceu em ritmo mais lento: 17,6% – de pouco mais de 172 milhões de habitantes no ano de 2001, chegamos a quase 203 milhões de brasileiros no ano passado. Dessa forma, o percentual de funcionários públicos municipais em toda a população brasileira é de, atualmente, 3,2%.

Segundo a pesquisa, Tocantins (6,2%) e Amazonas (5,2%) lideram a lista dos estados com os maiores percentuais de funcionários nas prefeituras em relação à população das cidades. Isto é, estados com o maior número de servidores municipais em relação à quantidade de habitantes em suas cidades. Os dois estados da região Norte se destacaram pelo número de oportunidades (no período) para investir na carreira pública municipal. Entretanto, foi na região Nordeste, onde houve maior percentual de servidores municipais, representado pelo estado da Paraíba (6,3%), seguido pelo Rio Grande do Norte (6,2%).

Na pesquisa, o IBGE também avaliou a quantidade de servidores estaduais do país, porém, comparou os dados com os do ano de 2012, já que o Instituto passou a pesquisar o funcionalismo público estadual somente naquele ano. O perfil mostra que o número de funcionários estaduais manteve-se estável no período de dois anos – são 3,2 milhões de trabalhadores estaduais em todo o Brasil. Porém, com o aumento populacional no referido lapso de tempo, o percentual destes funcionários em relação à quantidade de brasileiros declinou de 1,6 para 1,5%.

Embora São Paulo figure como o estado com o maior número de funcionários públicos estaduais absolutos (mais de 600 mil servidores), o IBGE aponta o Distrito Federal, Acre e Roraima como os estados com maior percentual de trabalhadores em órgãos estaduais em relação à quantidade de habitantes.

Vale ressaltar que os servidores do Distrito Federal são intitulados de distritais, porém, para a análise “Perfil dos Estados e Municípios Brasileiros 2014”, os mesmos foram classificados como estaduais.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!