Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

18 de dezembro de 2015

Novo Acordo Ortográfico passará a ser obrigatório em janeiro de 2016

acordo

De acordo com o Decreto 6583, de 2008, a partir do dia 1° de janeiro de 2016 o Novo Acordo Ortográfico entrará em vigência em todo o território nacional. Em implantação há seis anos, as novas regras gramaticais não serão mais facultativas, em qualquer circunstância, a partir do próximo ano.

O Novo Acordo Ortográfico tem como principal motivação a uniformização da língua portuguesa no Brasil, tornando-a mais integrada aos países falantes do idioma, a exemplo de Portugal e Angola. A reforma gramatical foi aos poucos implantada em território brasileiro e, inicialmente, deveria ter se tornado obrigatória no ano de 2013 – no entanto, a prorrogação de três anos foi concedida para que o país melhor se adaptasse às normas.

As principais mudanças do Acordo Ortográfico estão relacionadas a três casos: acentos gráficos, hifens e uso do trema. Na primeira situação, diversas regras foram modificadas: palavras terminadas em “ôo(s)” e verbos terminados em “êem” perderam o acento circunflexo; a vogal tônica dos hiatos formados com ditongos decrescentes perderam o acento agudo; assim também como os ditongos abertos “éi” e “oi” em palavras paroxítonas e, também, diversas palavras homônimas perderam o acento diferencial de timbre ou tom.

No caso do hífen, palavras compostas com elemento de conexão (como dona de casa, pé de cabra, mão de obra) perderam os hifens, bem como as derivadas com prefixos dissílabos terminados em vogal, desde que a palavra seguinte não comece com a letra H ou vogal igual à final do prefixo (infraestrutura, contraindicação, minissaia). Assim, perderam também o hífen as palavras com o prefixo “co” e os termos em que o advérbio “não” é utilizado antes de alguma palavra, dando sentido contrário a esta última.

No uso do trema, a nova regra é simples: o sinal gráfico caiu em desuso.

As regras do Novo Acordo Ortográfico são obrigatórias em concursos públicos, provas e outros textos produzidos digitalmente ou de forma manuscrita. No caso de livros e materiais didáticos, as regras já eram válidas desde 2013.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!