Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

23 de dezembro de 2015

Novas pesquisas mostram os benefícios da música aos estudos

música

Ao contrário do que é amplamente difundido, estudar ouvindo música auxilia na concentração. Essa constatação resulta de pesquisas realizadas por cientistas da Universidade de Viena e de Innsbruck, localizadas na Áustria.

Para chegar a tal conclusão, os cientistas avaliaram um grupo de 30 voluntários e seus desempenhos ao ouvir música enquanto estudavam. Na pesquisa, foi concluído que os participantes obtiveram melhores quanto à retenção das informações e memorização das mesmas. A concentração e raciocínio também foram estimuladas no processo.

Percebeu-se, ainda, que ao ouvir músicas que despertavam bons sentimentos, as pupilas se dilatavam, essas reações biológicas ocorrem em decorrência de sentimentos, como: alegria, apreciação e identificação.

Outro estudo, realizado pelas instituições canadenses Universidade de Iorque e Conservatório Royal de Música de Toronto, relata outra experiência envolvendo o mesmo tema. Na pesquisa, crianças submetidas a treinamento musical apresentam melhoras na inteligência, com enriquecimento de vocabulário e melhor raciocínio.

O estudo, realizado com 49 crianças com idade entre 4 e 6 anos, mostrou que 90% das crianças registrou bons resultados em atividades escolares com apenas 20 dias de testes.

Analise o seu caso
Embora tais resultados sejam animadores, estudar ouvindo música pode desconcentrar e afetar o rendimento de alguns estudantes e concurseiros. Por isso, analise se o hábito poderá ser positivo em sua rotina. Caso atrapalhe seu desempenho, volte a estudar da forma mais proveitosa.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!