Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

19 de fevereiro de 2016

Manter-se hidratado é essencial para o corpo e para a mente

água

Com as altas temperaturas dos primeiros meses do ano, a necessidade de manter-se bem hidratado é ainda maior, uma vez que a transpiração se torna mais intensa, fazendo com que o corpo perca mais água.

A desidratação – ou a baixa ingestão de líquidos e alimentos com grande concentração de água – causa problemas em todo o organismo em curto e longo prazo. No cérebro, a hidratação insuficiente tende a diminuir o fluxo sanguíneo da região, afetando o desempenho de diversas capacidades e causando, de uma forma geral, sonolência, indisposição e cansaço. Para pessoas que levam rotinas agitadas, a baixa ingestão de líquidos significa menor rendimento e queda no desempenho.

As consequências negativas da desidratação não demoram a aparecer no corpo e nas funções cerebrais, já que, segundo a Medicina, apenas 2% de desidratação já é o suficiente para desiquilibrar o organismo. Nesse sentido, é possível que os sintomas sejam experimentados sem que a pessoa se dê conta dessa defasagem no funcionamento corporal.

Para evitar estes transtornos, é preciso redobrar a atenção em relação à ingestão de líquidos durante o verão e/ou nos dias mais de muito calor. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é recomendada a ingestão de, no mínimo, 2 litros de água por dia.

O hábito de realizar refeições saudáveis, ricas em alimentos que possuem grande concentração de água em sua composição, é indicado para manter o corpo hidratado. A ingestão de frutas cítricas, vegetais folhosos e de outras composições, como: melancia, abóbora, pepino, melão e coco são excelentes opções para ajudar na hidratação do organismo.

O suor, sobretudo, quando exagerado também é um fator a ser ponderado. O uso de roupas leves e evitar a exposição excessiva ao sol ajudam a conter a perda de água por meio da transpiração.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!