Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

6 de novembro de 2015

Exercícios físicos diários melhoram o rendimento no trabalho e nos estudos

atividades

Uma recente pesquisa publicada no periódico American College Sports Medicine concluiu que a prática de atividades físicas durante 30 minutos ao dia é capaz de melhorar, em até 15%, o rendimento do indivíduo no trabalho.

Segundo o estudo, a prática regular de exercícios físicos é, além de benéfica ao corpo, essencial para o bem estar, pois garante a liberação de endorfina no organismo – substância que promove a sensação de felicidade e satisfação. Para pessoas com rotinas desgastantes no trabalho e nos estudos, as atividades físicas são importantes aliadas na manutenção do bom humor.

Cerca de 60% dos participantes da pesquisa da American College Sports Medicine afirmam que, depois de iniciarem uma rotina esportiva, sentiram melhoras perceptíveis na capacidade de gerir horários e prazos, e também na performance mental e operacional no trabalho. Muitos dos trabalhadores ouvidos pela pesquisa também relataram sentir menos sono e/ou cansaço após o almoço, horário em que o metabolismo fica mais lento.

Os resultados do estudo corroboram com uma segunda pesquisa, conduzida pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, onde 60 pessoas sedentárias que trabalham em escritórios foram analisadas. Para verificar o rendimento dos funcionários no trabalho, os participantes caminharam três vezes por semana, cerca de 30 minutos, durante o horário de almoço.

Por meio dessa análise, os pesquisadores relatam que as caminhadas não somente garantiram melhor performance, mas, também, tornaram os trabalhadores mais alegres e bem dispostos a lidar com situações adversas ou estressantes.

Seja qual for a prática esportiva escolhida, ela traz benefícios a todo o organismo, garantindo que as demais atividades do dia-a-dia sejam executadas com maior agilidade e paciência. No caso de concurseiros e estudantes, os exercícios físicos devem fazer parte do cronograma de estudos, sendo atividades essenciais para o período preparatório.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!