Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

23 de outubro de 2015

Cresce o número de mulheres no funcionalismo público

mulheres

Uma recente pesquisa da Associação Nacional de Proteção aos Concursos (ANPAC) comprova que o número de mulheres que ingressam na carreira pública vem aumentando significativamente nos últimos anos. Segundo a análise, as mulheres passaram a ocupar cargos públicos que anteriormente eram procurados, em sua maioria, por homens.

Os dados coletados pela ANPAC revelam que entre 35% e 40% das inscrições em concursos públicos já são realizadas por mulheres. Nesse sentido, o destaque fica para as vagas na carreira jurídica, na qual 60% das inscrições são preenchidas por esse público. A grande procura reflete-se também nos resultados, uma vez que as primeiras colocações em concursos públicos para juiz são predominantemente ocupadas por mulheres.

De acordo com a instituição, as áreas anteriormente vistas como masculinas estão se mostrando mais populares entre a parcela feminina. Exemplo disso é a área fiscal, atualmente equilibrada na distribuição do número de cargos ocupados entre homens e mulheres. A Associação ressalta, ainda, aumento na procura feminina por vagas no setor de segurança pública. Apesar de ser pequeno o número de efetivos do gênero feminino nesse segmento do funcionalismo público, a demanda é cada vez maior nos últimos anos.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!