Voltar às notícias

IAOCP
NEWS

Tudo o que você
precisa saber sobre
concursos públicos,
federais e estaduais.

29 de janeiro de 2016

Conciliando os estudos preparatórios para concursos com a faculdade

faculdade

Muitos universitários conciliam dupla jornada de estudos. Além da rotina de sala de ala, preparam-se também para concursos Públicos. Os estudos para concursos exigem do estudante muita dedicação, assim os da graduação.

Embora pareça difícil conciliar os dois afazeres, é possível se houver dedicação e disposição do tempo. A organização do cronograma de estudos deverá contemplar as duas atividades. Antes de iniciar o ano letivo ou a rotina preparatória, é necessário dividir o tempo e a relevância de cada conteúdo a ser estudado.

É importante dividir o tempo em períodos para cada finalidade, fazendo que com que os conteúdos do concurso e da graduação sejam vistos diariamente, de forma intercalada. Desse modo, evita-se que uma das opções fique maçante ou negligenciada.

Uma boa recomendação é dedicar-se a concursos públicos relacionados à área de estudos do curso, de modo que os conteúdos vistos em sala de aula sejam duplamente revisados. Escolher uma área de atuação é útil também em longo prazo, já que o estudante pode se especializar e, consequentemente, conquistar vagas ainda melhores.

Quem opta por conciliar as duas rotinas precisa também ter disciplina para seguir à risca o cronograma criado, já que concessões podem acarretar em prejuízos acadêmicos ou nos resultados dos processos de seleção. Nesse sentido, trabalhos e outras obrigações devem ser feitos o quanto antes, evitando o acúmulo de afazeres e atrasos.

É imprescindível que o estudante tenha momentos de lazer, principalmente aos finais de semana, mas é recomendado que ele utilize ao máximo o tempo livre para revisões, prática de exercícios e outras atividades intelectuais proveitosas aos estudos, como assistir documentários e realizar leituras mais leves.

instituto aocp no facebook

Acompanhe os melhores concursos pelo país no Facebook do Instituto AOCP!